Arquetipo do Signo Capricornio

ASTROLOGIA

A busca da realização (Dharma)

arquetipo do signo capricornio
arquetipo do signo capricornio

Ao integrarmos a energia de Capricórnio vamos tendo várias experiências, nas quais aprendemos a ser dedicados, a assumir e a responsabilizarmos por tudo que fizemos e pelo que queremos.

Levamos muito a sério os nossos deveres e as nossas ambições (pessoais e sociais), o que nos pode levar a ter uma atitude mais cautelosa e reservada.

Pelo lado positivo podemos viver a energia de Capricórnio de forma a construir uma boa estrutura na nossa vida (umas raízes fortes e uma copa maravilhosa), com foco na expressão do nosso Ser Divino.

Pelo lado negativo podemos viver a energia de Capricórnio de forma melancólica, onde sentimos que temos que ser perfeccionistas, cumprindo todos as obrigações e regras, mesmo que estas já não se adaptem ao momento. Há uma dificuldade de viver a vida com prazer. Podemos sentir que somos muito condicionados e ao mesmo tempo forçados a seguir com os desejos e tradições familiares.


Talvez uma das formas de viver bem a energia de Capricórnio, é perceber que todos temos obrigações e deveres no nosso dia a dia, e que todos temos diferentes padrões que foram adquiridos no nosso ambiente familiar e social onde nascemos/vivemos. Estes padrões acabam por se manifestar de forma inconsciente (através de comportamento e crenças).

Citando Carl Jung “Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamar isso de destino”.

É muito importante tomar consciência dos nossos padrões, e abrir espaço para o novo e libertar o que já não serve para o nosso propósito.

Temos que encarar as nossas próprias limitações (conhecer-me, aceitar-me e superar-me)

Possamos explorar os nossos sentimentos e memórias, acolhermos e cuidarmos das necessidades da nossa criança divina, e vivermos com alegria e leveza.

A maior responsabilidade que temos é para com o nosso espírito, possamos cuidar do nosso corpo (templo sagrado) e permitir que nosso espírito se expresse livremente.